windows-backup

Histórico de Arquivos: Ferramenta nativa de backup do Windows

Talvez você diga “ah, mas hoje tudo está na nuvem”. Muitas vezes a disponibilidade praticamente instantânea em arquivos pesados é uma prioridade. Ou mesmo quando instalamos aquele SSD de 128GB e precisamos nos atentar ao espaço livre em disco. O Histórico de Arquivos, ou File History, recurso nativo do Windows, pode resolver este problema.

Com o File History, assim como o nome sugere, o sistema cria automaticamente cópias de todas as pastas de usuário (ou as definidas por você) em períodos configuráveis (diariamente, semanalmente, etc) em uma unidade externa (HD externo) ou um storage em rede.

Uma vez concluído o backup, não há problema em deletar um ou todos os arquivos, inclusive formatar totalmente o sistema. Será possível, utilizando a interface do File History, restaurar todos os dados com base na data – a ferramenta exibe os últimos backups por data e a opção de restaurar arquivos isolados ou todos.

Windows 11

Utilizo a ferramenta há alguns anos. No Microsoft Windows 10 a ferramenta era exibida como uma opção de backup sugerida pela interface nova. Ao migrar para o Windows 11, percebi uma priorização ao backup com OneDrive – uma ótima opção também. Esta última certamente deve ser mais utilizada devido a maior facilidade e acessibilidade com menor grau de dificuldade.

Pesquisando por File History ou Histórico de Arquivos (a depender do idioma do sistema) no menu de busca do Windows, certamente ele aparecerá como opção dentro do Painel de Controle. Portanto, basta seguir a configuração intuitiva da janela (selecionar o drive ou pasta de rede, arquivos a serem copiados e demais configurações).

Dúvidas?

Você pode deixar nos comentários se encontrou alguma dificuldade e ou como utiliza esta ferramenta. Estou deixando também abaixo um link oficial da Microsoft descrevendo de maneira simples a como utilizar a ferramenta.

Histórico de Arquivos do Windows

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x