SNMP: O que você precisa saber sobre o protocolo

Hoje farei um breve esclarecimento sobre o protocolo SNMP. Este protocolo é amplamente utilizado para o monitoramento de dispositivos (roteadores, impressoras, câmeras, etc). Reuni aqui alguns pontos principais que você precisa saber para entender melhor sobre o protocolo.

Afinal, o que é SNMP ?

Simple Network Management Protocol, ou traduzindo literalmente, Protocolo Simples de Gerência de Rede, é considerado o protocolo mais utilizado para saber o que ocorre dentro de ativos e serviços de rede.

Versões do SNMP

A primeira versão do SNMP teve seus padrões definidos pela RFC 1157. Nele foi implementada as funcionalidades básicas do protocolo, sendo as versões 2 e 3 melhorias da mesma, integrando novos recursos.

Na versão 2, por exemplo,  podemos encontrar melhorias na performance, maior detalhamento de erros e diversas outras melhorias na forma em que ele lida com  os dados.

Apesar de mais segura, o SNMP v3 não é o mais utilizado, pois em comparação com o SNMP v2 ele perde em questão de utilização de recursos de processamento. O que vejo é a segurança sendo aplicada de forma externa (no firewall, por exemplo).

O que ele faz?

O SNMP permite monitorar diversos eventos técnicos em tempo real sobre, por exemplo, processamento, temperatura, quantidade utilizada de memória, quantidade de impressões, entre uma infinidade de coisas, permitindo até mesmo um gerenciamento parcial do equipamento.

A maioria dos dispositivos (principalmente os da categoria IoT) suportam tal protocolo, devido a quantidade de dados possíveis de se extrair e sintetizar utilizando um Gerente de redes.

Gerente de redes 

Calma, não é o cargo de ninguém, rs. São softwares como o PRTG, Zabbix entre outros, utilizados para monitoramento de redes e equipamentos.

Estes softwares comunicam-se utilizando tanto o SNMP quanto outros protocolos (como o Syslog) e permitem a concentração e interpretação dos dados brutos, transformando em alertas, gráficos e notificações remotas.

Não consigo imaginar uma empresa com muitos ativos de rede trabalhando sem uma ferramenta para gerência da rede. Descobrir a origem de problemas e realizar o troubleshooting seria uma tarefa realmente desgastante e nada produtiva.

E o que são os tais “Agentes “?

Basicamente, o agente é quem recebe as requisições do gerente de redes e retorna com as informações. É ele quem abre as portas necessárias para comunicação do protocolo SNMP no dispositivo e faz a coleta e entrega de dados.

Agente SNMP

Exemplo: o software Zabbix (Gerente) solicita a um roteador rodando o agente SNMP informações sobre o tráfego da WAN. Após receber este requisito, o agente devolverá ao Zabbix os dados requisitados.

Dispositivos geridos 

São os dispositivos que enviam e/ou recebem informações do gerente de rede através de um agente (como no exemplo acima do roteador). Como já citado anteriormente, há uma infinidade de dispositivos que podem ser geridos remotamente. 

Posso monitorar uma impressora e montar um gráfico de consumo das impressões, sendo possível criar alertas para um carga baixa de cartucho, permitindo realizar um pedido antecipado de recarga e até mesmo monitorar padrões de consumo e investigar casos em que houve um consumo fora do normal em um determinado dia e/ou período.

OID 

Provavelmente ao implementar uma solução utilizando o SNMP você precisou descobrir o OID do módulo ou recurso que desejou monitorar. Mas o que seria isso?

Object Identifier (OID), ou identificador de objeto, presente na MIB (observe o tópico abaixo), identifica o objeto que será monitorado na MIB Tree – Uso de CPU, temperatura do equipamento, tráfego em uma porta específica, etc.

MIB 

Management Information Base, ou, em português, Base de Gerenciamento de Informação, é uma árvore hierárquica que se divide entre tipos de informações possíveis para requisição em um dispositivo (a imagem abaixo mostra os detalhes da árvore MIB ou MIB Tree).

Criei um artigo falando especificamente sobre a MIB (ficaria muito grande incluir tudo aqui).

Conclusão

Existe uma infinidade de conceitos complementares ao SNMP. Fiz um breve esclarecimento conceitual de alguns pontos iniciais que provavelmente você irá se deparar ao começar utilizar o protocolo.

Agora gostaria que comentasse quais foram suas primeiras dificuldades ao lidar com o protocolo e seus softwares. Compartilhe com a gente, assim estaremos tirando a dúvida de mais pessoas que estão iniciando neste meio.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of