MIB SNMP: entenda sobre a hierarquia dos OIDs

Se você gerencia alguma rede, provavelmente já precisou implementar ou aprimorar soluções de monitoramento para facilitar o cotidiano. Já se deparou certamente com o protocolo SNMP e agora precisa entender alguns conceitos, como a MIB, para a implementação.

 

MIB Tree
Imagem: Wikipedia

O que seria a tal MIB 

Management Information Base, ou, em português, Base de Gerenciamento de Informação, é uma árvore hierárquica que se divide entre tipos de informações possíveis para requisição em um dispositivo.

Achou complicado? Vamos simplificar: é como se ela fosse um conjunto de endereços que apontam para um local específico, assim como diretórios de um computador ou o endereço de um apartamento.

Exemplificando fisicamente, como eu iria saber onde está o alarme 2 do apartamento 110 A? Preciso de dados para chegar até lá. Qual país, estado, cidade, bairro, rua, número, bloco do apartamento, andar, número do apartamento, cômodo, e, por fim, chegaria no meu dispositivo.

O conjunto de números abaixo seria como se eu identificasse cada parte com um número: (1) país, (3) estado, (6) cidade, (1) bairro, e assim por diante. Quanto mais específico, provavelmente precisarei de mais dados para chegar até o ponto que quero monitorar.

Este exemplo foi para simplificar, porém, existe um padrão estabelecido, sendo no caso (1) iso, (3) org, (6) doc, (1) internet, (4) private, (1) enterprises, (14988) identificador da empresa – no caso a Mikrotik.

Mikrotik MIB Tree

Como pode notar, cada objeto tem seu número OID, um identificador único. Se quisermos monitorar a frequência do Wireless, seguindo o exemplo acima da MIB, precisaríamos configurar nosso gerente SNMP para monitorar o OID 1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.1.1.7.

Há diversos outros caminhos que podem ser utilizados a depender da documentação do fabricante. Como pode ser visto na imagem abaixo:

MIB Tree
árvore MIB

Onde encontrar esta informação

Geralmente é possível encontrar no próprio equipamento ou em manuais disponibilizados pelo fabricante. Há alguns fabricantes em que se há uma maior dificuldade em encontrar a MIB, mas também existem muitos sites e fóruns com listas publicadas por usuários.

Ficou com alguma dúvida, sugestão ou quer saber mais detalhes sobre algo? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of